Medidas Sustentáveis.

 

Cuidado com o tipo de resíduos


Metal
As maiores taxas de reciclagem atualmente estão presentes em resíduos de alumínio, onde, por exemplo, temos a reciclagem de mais de 95% de todas as latas de alumínio para bebidas. Isso ocorre principalmente por ser possível sua reciclagem indefinidas vezes sem a perda de qualidade, em um processo barato de fundição do metal.

Vidro
No vidro o cenário não é tão animador, apesar de ser um dos materiais mais considerados sustentáveis. Acontece que ele é economicamente viável para reciclagem enquanto está inteiro, se ele é descartado quebrado, o procedimento para coleta, manipulação e triagem acaba ficando caro por colocar em risco a saúde dos cooperados que realizam a separação. Esse “caro” é em relação principalmente ao custo baixíssimo de se obter o vidro, diferente do alumínio. Então se forem descartar vidro garantam que ele estará envolto por jornal ou uma embalagem resistente de plástico para que não haja acidentes na sua manipulação.

Plástico
São diversas as classificações de plástico abaixo colocamos o nome dos mais conhecidos e a numeração respectivas que os acompanham nas embalagens.

PET (Polietileno tereftalato) [1]. Atualmente é reciclável e realmente reciclado.

PEAD (polietileno de alta densidade) [2]. É reciclável, no entanto ao vir sob a forma de sacolas plásticas, por exemplo, acabam não sendo reciclados por ser algo muito fino de triar e no final acabam resultando em material de baixa qualidade. O que significa que significa que nem sempre é reciclado.

PVC (Policloreto de Vinila) [3]. É reciclável e reciclado.

PEBD (Polietileno de baixa densidade) [4]. É reciclável e reciclado.

PP (Polipropileno) [5]. É reciclável mas não é reciclado, pois até o momento a indústria não possui interesse nesse tipo de material.

PS (poliestireno) [6]. É reciclável.

Outros [7]. Não são recicláveis.

Papel
A reciclagem de papel no Brasil ultrapassa 60% de tudo que é produzido. É um número ótimo comparado ao vidro e plástico, por exemplo. O processo econômico para a reciclagem, o baixo risco da coleta e triagem, aliados a um material final de boa qualidade, justificam o bom índice de reciclagem do papel.

 

 

 

 

 ENDEREÇO
Rua Simpatia, 198, Bairro São Jorge, Nova Iguaçu, RJ. CEP 26276-300
(21) 3892-0002 / (21) 96499-0528

© JCComércio de Reciclagem 2020 | Olivan B. Ribeiro WebMaster