Ferro.

 

 

 

Os primeiros indícios do uso do ferro têm relação com o Egito Antigo e a Suméria, em 4000 a.C, onde pequenos objetos como pontas de lanças ou ornamentos eram feitas do metal que provavelmente era proveniente de meteoritos. Mais próximo a era cristã, houve um aumento na utilização do ferro no Oriente Médio, mas ainda não substituindo o bronze.

A metalurgia do ferro começou na Ásia, por volta de 1300 a.C, e só foi chegar na Europa por volta de 1000 a.C, onde se espalhou por todo o ocidente nos 500 anos seguintes. Assim começou a Idade do Ferro, o período histórico em que a produção foi substituindo a de bronze para a produção de armas e outros utensílios do tipo.

 

Isso pode ter ocorrido em virtude da escassez do estanho, uma das matérias primas do bronze e também por avanços tecnológicos no trabalho com o ferro. Esse período foi nomeado de Idade do Ferro.

Juntamente com a popularização do ferro, foi descoberto o processo de carburação que consiste na adição de carbono no ferro para que este se tornasse um material mais duro e resistente. Posteriormente, a mistura dos dois elementos veio a ser chamada de aço.

 

O ferro hoje é o metal mais usado em todo mundo sendo, responsável por 95% da produção mundial de metal. Ele é indispensável devido ao seu preço baixo e a sua resistência. É especialmente empregado na fabricação de automóveis, barcos, componentes estruturais de edifícios, pontes e etc.

 

 

 

 

 ENDEREÇO
Rua Simpatia, 198, Bairro São Jorge, Nova Iguaçu, RJ. CEP 26276-300
(21) 3892-0002 / (21) 96499-0528

© JCComércio de Reciclagem 2020 | Olivan B. Ribeiro WebMaster