Combustíveis.

 

Biocombustíveis x Combustíveis Fósseis

Os biocombustíveis são combustíveis fabricados a partir de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal. Diferentemente dos combustíveis fósseis, para a sua fabricação, são utilizadas fontes renováveis de energia, ou seja, fontes que podem ser repostas. Os principais produtos usados na sua produção são a cana-de-açúcar, a soja, o milho e o girassol.

A utilização de fontes renováveis é importante, pois os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) são produtos que com o tempo irão acabar. O petróleo, por exemplo, é um material que é resultado da decomposição de organismos que morreram há milhões de anos. Por ser um material que demora muito tempo para ser produzido, seu uso exagerado poderá ocasionar o fim do produto. É por isso que são chamados de fontes não renováveis de energia.

Os principais biocombustíveis produzidos no Brasil são o etanol e o biodiesel. Esses combustíveis, quando utilizados, causam menos emissão de gases de efeito estufa, sendo assim, são importantes para a preservação do meio ambiente.

A preocupação com a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente dióxido de carbono, fez com que a produção de biocombustíveis aumentasse. Fortes evidências indicam que o aquecimento global é fruto do grande aumento desses gases, ocasionado principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Sendo assim, é crescente a pressão para que os combustíveis fósseis sejam substituídos.

O biodiesel é produzido a partir de plantas denominadas oleaginosas como a soja, algodão, mamona, girassol, babaçu, amendoim, dendê e também a partir de gordura animal. Ele pode ser utilizado puro ou adicionado ao óleo diesel (um combustível de origem fóssil). Essa adição permite a diminuição da emissão de CO2, e consecutivamente menos desgaste da camada de ozônio.

 

 

 

 

 ENDEREÇO
Rua Simpatia, 198, Bairro São Jorge, Nova Iguaçu, RJ. CEP 26276-300
(21) 3892-0002 / (21) 96499-0528

© JCComércio de Reciclagem 2020 | Olivan B. Ribeiro WebMaster