Cobre.

 

 

 


Brilhante, avermelhado e muito importante para a indústria atual, é de cobre o objeto de metal mais antigo encontrado no Oriente Médio (cerca de 5 mil anos a.c.). Classificado como o terceiro metal mais consumido pela indústria, perdendo para alumínio e ferro, ele é indicado para a fabricação de fios elétricos e cabos.

Este é o único metal na tabela periódica que não tem coloração prata ou acinzentada naturalmente. Grande parte do cobre encontrado em minérios deve ser fundida para a pureza. Só depois ele pode ser utilizado com máxima eficiência.

 

Curiosidades sobre o cobre

O cobre começou a ser fundido em 4.500 a.c, dessa forma, aumentou-se ainda mais a versatilidade desse metal, dando origem às ligas.

Com adição de estanho ao cobre, criou-se o bronze, por exemplo. Esse foi, inclusive, o passo inicial para a criação da Idade do Bronze. No Antigo Egito, as pessoas utilizavam o cobre para fazer jóias.

Dois terços do cobre da Terra são encontrados em rochas vulcânicas. Cerca de um quarto, em rochas sedimentares.

O cobre fica verde por conta de sua oxidação. Esta reação de oxidação é a razão pela qual a estátua de cobre da Estátua da Liberdade é verde em vez de vermelho-alaranjado, por exemplo.

Um carro médio possui grande volume de fiação de cobre em sua composição. Se ela fosse contabilizada, poderia chegar a 1,5 km.

As moedas norte americanas Pennies foram feitas de cobre puro de 1783 a 1837.

O cobre é um metal bastante utilizado pela medicina. Suas propriedades antimicrobianas retardam infecções hospitalares, por exemplo.

 

 

 

 

 ENDEREÇO
Rua Simpatia, 198, Bairro São Jorge, Nova Iguaçu, RJ. CEP 26276-300
(21) 3892-0002 / (21) 96499-0528

© JCComércio de Reciclagem 2020 | Olivan B. Ribeiro WebMaster