Plante uma Árvore.

 

 

Quer transformar o seu ambiente em um lugar com mais qualidade de vida?
Seja você mesmo parte dessa transformação: plante uma árvore!
As árvores, além de nos proporcionar aquela sombra que refresca e alivia, trazem inúmeros outros benefícios como:

Elevam a permeabilidade do solo e retêm a água da chuva (evitando deslizamentos de terra, erosão e enchentes);
Ajudam a controlar a temperatura e umidade;
Agem como barreira contra ventos, ruídos e luminosidade;
Diminuem a poluição do ar;
Proporcionam bem estar psicológico.


Plantar e cuidar de uma árvore pode parecer muitas vezes complicado, mas com algumas dicas é possível fazer com que o processo tenha mais sucesso, seja no campo ou na cidade.

O que saber antes de plantar?
Primeiro, é preciso avaliar qual a finalidade do plantio:


Plantio paisagístico
O paisagismo (arquitetura paisagista) é a arte e técnica de planejar, gerir e preservar espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar micro e macro-paisagens. Originalmente o paisagismo se relacionava apenas ao desenho de jardins e praças, considerando somente aspectos estéticos e cênicos. Ao longo do tempo ele foi ampliando suas escalas, incorporando outras questões, como a sócio economia do local e o comportamento dos seus habitantes. O plantio com fins paisagísticos vem sendo cada vez mais valorizado à medida em que se reconhece a importância das áreas verdes em meio urbano.

Plantio para recuperação de áreas degradadas
O processo de restauração florestal é induzido pelo homem para recuperar as condições ambientais (vegetação, flora, fauna, clima, água, solo e microorganismos) de um ecossistema degradado. O objetivo deste processo é imitar a estrutura, a função, a diversidade e a dinâmica do ecossistema original (definição da Society of Ecological Restoration). mudas, para isso, a restauração deve contemplar a combinação de múltiplos conhecimentos científicos sobre as espécies vegetais, as características do solo, a dinâmica dos nutrientes no mesmo, a historia natural da localidade, o uso do solo tradicional, o impacto da transformação do sistema nas comunidades humanas que realizam seu aproveitamento e a importância econômica e social potencial das espécies nativas, entre outros. O principal objetivo é gerar como resultado um sistema altamente diverso e similar, quanto a composição e estrutura, ao original. Este sistema deve ser auto-sustentável não somente em termos ecológicos, senão também sociais, pois pode constituir uma fonte de recursos econômicos para as comunidades vizinhas e se são utilizados por estas de maneira racional, poderão garantir sua conservação (Restoration Ecology). Para restauração, é preciso de um projeto elaborado por um técnico especializado.

 

 

 

 

 ENDEREÇO
Rua Simpatia, 198, Bairro São Jorge, Nova Iguaçu, RJ. CEP 26276-300
(21) 3892-0002 / (21) 96499-0528

© JCComércio de Reciclagem 2020 | Olivan B. Ribeiro WebMaster